Acções do Documento
30-06-2016 às 16:41 (224)

Padre Cristiano Faria torna-se cidadão jataiense

Chanceler e ecônomo da Diocese de Jataí, pároco da Catedral Divino Espírito Santo e diretor da rádio Difusora, o padre Cristiano Faria dos Santos foi homenageado por iniciativa do vereador Gildenicio Santos. O projeto foi aprovado por todos os parlamentares

Compartilhar

Foto: Hélio Domingos

Aconteceu no dia 29 de junho de 2016, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para entrega do título de cidadão jataiense ao padre Cristiano Faria dos Santos, chanceler e ecônomo da Diocese de Jataí, pároco da Catedral Divino Espírito Santo e diretor da rádio Difusora. A iniciativa, proposta pelo vereador Gildenicio Santos, foi aprovada por todos os parlamentares em dezembro de 2015.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Jataí, Marcos Antônio, pelos vereadores Nilton César Soró, Gildenicio Santos, João Rosa e Vinícius Luz, pelo bispo de Jataí, Dom Nélio Domingos Zortea, pelo presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antônio Carlos Barbosa, pelo subtenente do Exército Carlos José Damasceno, representante do comando do 41° Batalhão de Infantaria Motorizado (41° BIMtz), pelo presidente do Lions Clube de Jataí, Valderês Cândido de Oliveira, pelo representante do Conselho Comunitário Adelino Gameiro das Neves, pela vereadora de Rio Verde-GO Maria José Guimarães Cabral, pelo empresário e ex-suplente de deputado estadual Victor César Priori e pelo homenageado.

Logo depois do momento de ação de graças ministrado pelo bispo Dom Nélio Zortea, o vereador Gildenicio Santos entregou o título de cidadão jataiense ao padre Cristiano Faria, que nasceu em Rio Verde-GO em 1975. Formado em teologia e filosofia, é especialista em bioética, filosofia e ensino de filosofia, além de mestre em direito canônico. Desde que chegou a Jataí, em 2010, reestruturou a Fundação Cultural Divino Espírito Santo de Jataí (rádio Difusora), dando início à construção da nova sede. Contribuiu para que a Diocese assumisse o Colégio São José, ampliou as dependências da paróquia Divino Espírito Santo para melhor atender a comunidade e começou as obras de ampliação da capela Nossa Senhora Aparecida, no setor Granjeiro.

Abrindo a fase de pronunciamentos, o vereador Nilton César Soró exaltou a entrega da honraria. "Nos engrandece muito a presença do senhor, que faz um grande trabalho à frente da paróquia Divino Espírito Santo, com um trabalho social muito importante", disse o parlamentar. "Orgulha-nos bastante ter o senhor trabalhando em prol de nossa cidade".

Muito ligado à Diocese de Jataí, o vereador João Rosa, em tom de brincadeira, afirmou não guardar ressentimento por não ter sido o autor da proposta. "Não estou com ciúme do meu colega Gildenicio por propor o título", afirmou. "Fiquei extremamente feliz quando ele me contou que apresentaria o projeto com esta homenagem, principalmente por ele (Gildenicio Santos) ser evangélico. É um reconhecimento pelo seu trabalho, padre".

O vereador Vinícius Luz revelou que frequenta a paróquia comandada pelo homenageado. "Eu gostaria de ter proposto esta homenagem, pois o padre Cristiano é o líder da nossa comunidade, conheço de perto de seu trabalho", informou. "Ele sempre está pedindo nosso apoio para as obras sociais da Diocese, trabalhos importantes para Jataí. Tenho certeza que sua responsabilidade para com nosso município vai aumentar ainda mais com este título".

O presidente da Câmara, Marcos Antônio, enalteceu o evento. "Estamos felizes por homenagear uma pessoa tão ilustre como o senhor. Esta é uma prova que não há mais rixa entre Jataí e Rio Verde, de onde o senhor é natural", brincou. "Um currículo tão vasto e rico como o seu fala por si só, mas agradeço tudo o que tem feito por nossa cidade, que é o que torna meritório este título".

Proponente da homenagem, o vereador Gildenicio Santos lembrou todos os méritos do religioso. "O padre Cristiano prestou e presta relevantes serviços à sociedade jataiense e por isso é merecedor do título de cidadão do nosso município", garantiu. "Em nome dos meus colegas, formulo ao homenageado os melhores votos de continuidade de sucesso em suas tarefas profissionais. A única contrapartida que Jataí lhe pede é que, onde se encontre, esta honraria signifique o reconhecimento de seu mérito e que no futuro o senhor nunca negará apoio e carinho aos jataienses nos momentos de necessidade".

O padre Cristiano Faria dos Santos agradeceu ao proponente da matéria e a todos os presentes à sessão. "Hoje o filho de seu Sebastião e dona Maria Aparecida é declarado cidadão deste município", afirmou. "A ação do vereador Gildenicio nos recorda que somos uma só igreja, o que nos lembra que o ecumenismo é possível e que devemos lutar por ele. Eu vivo aqui e aqui quero ser cidadão, no lugar onde vivo e agora tenho minha cidadania oficializada. Quando fui convocado para vir para Jataí, foi um momento difícil, pois estava muito feliz em Santa Helena de Goiás e tinha outros planos. Mas aceitei a missão e a experiência aqui tem sido por demais construtiva. Valeu a pena ter vindo para Jataí, uma experiência muito enriquecedora. Sempre me senti um jataiense, mas agora vou procurar fazer ainda mais em prol desta cidade".



Short Link: http://migre.me/ufgG4
Facebook


SAPL GITEC Interlegis Portal Modelo
Copyleft © - Câmara Municipal de Jataí

Câmara Municipal de Jataí
Praça da Bandeira, 96 - Centro - Jataí GO
Cep: 75803-900
Fone: (64) 3636-0800

Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação - Câmara Municipal de Jataí - Nossos parceiros