Acções do Documento
17-03-2017 às 14:11 (98)

Mulheres são homenageadas em sessão solene

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada no dia 16 de março de 2017 uma sessão solene em que foram homenageadas diversas mulheres, escolhidas pelos vereadores para representar a população feminina de Jataí

Compartilhar

Foto: Hélio Domingos

Em sessão solene realizada no dia 16 de março de 2017, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí homenageou diversas mulheres, escolhidas pelos vereadores para representar toda a população feminina do município. A homenagem, que celebrou a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, foi proposta pelos vereadores Kátia Carvalho e Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho".

A mesa de trabalhos foi formada pelo presidente do parlamento jataiense, Adilson Carvalho, pelos vereadores Thiago Maggioni, Major Davi Pires, Kátia Carvalho, João Rosa, Carvalhinho, Gildenicio Santos e José Prado Carapô, pela vice-prefeita Simone Oliveira Gomes, pelo tenente-coronel Paulo Novaes, comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, pelo presidente do Sindicato Rural de Jataí, Victor Geraldo Gaiardo, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Jataí, Antônio Carlos Barbosa.

Foram homenageadas: Alessandra Naves Ferreira, Ambrósia Maria de Jesus, Ana Maria Ferreira Barbosa, Aparecida Campos de Moraes Oliveira, Carla Eliana da Silva, Daniela Pereira Bastos Carvalho, Denize Cansi Ferreira, Dinalva Vilela Paes, Eliana Melo Machado Moraes, Flaviane Baldo Scopel Barbosa, Gláucia Brito Freire Teixeira e Silva, Iêda Borges de Souza, Ivana Clarinda dos Reis, Jandira Freitas de Jesus, Keila Pereira Martins Pires, Luana Oliveira de Moraes, Maídes Abadia Nogueira Rodrigues, Maria Aparecida Rodrigues da Silva Assis, Maria dos Santos Júnior, Monique Pereira da Costa, Naide Brito Carvalho, Patrícia Carvalho Timóteo, Selma Rodrigues Silva, Suelane Borges Ferreira, Valma Paula Silva Rodrigues Ferreira e Vera Lúcia Neves Rodrigues.

No espaço aberto aos pronunciamentos, a vice-prefeita Simone Oliveira Gomes relembrou a evolução dos direitos femininos. "Nós mulheres temos visão periférica e o homem tem visão focada. Assim, homens e mulheres se completam. Gostaríamos de ter igualdade de condições para concorrer com os homens por cargos de forma justa. Felizmente já houve uma melhora, por exemplo, em relação à dupla jornada, pois já há homens que colaboram com os serviços domésticos", declarou.

O vereador Gildenicio Santos exaltou a data (8 de março) e citou algumas passagens bíblicas sobre importância da mulher. "Feliz Dia Internacional da Mulher! Que Deus abençoe a todas vocês", finalizou o parlamentar.

Também com um discurso curto, o vereador João Rosa fez um elogio a todas as mulheres. "Parabéns, vocês merecem isso. Queria que todas fossem homenageadas aqui na frente, mas como não é possível, vamos homenagear vocês que aqui estão", disse ele.

O vereador José Prado Carapô também ressaltou a fundamental importância da mulher para a humanidade como um todo. "O que seria de nós sem as mulheres, geradoras e forças-motrizes das nossas vidas?", questionou.

Antes de fazer um histórico sobre as três mulheres por ele indicadas para receber homenagens, o vereador Major Davi Pires relembrou os eventos que levaram à criação do Dia Internacional da Mulher. "Queria falar sobre a origem da comemoração do dia 8 de março, data em que a luta das mulheres por melhores condições de trabalho e de vida e contra a guerra ficou marcada. Desde então a data celebra a luta pelos direitos femininos", assinalou.

O vereador Thiago Maggioni destacou o valor de eventos como aquele. "Gostaria de dizer sobre nossa responsabilidade em escolher as três homenageadas para representar todas as mulheres de nossa sociedade. Vocês são dignas de receber esta homenagem nesta noite. Sou feliz por ter tido a oportunidade de homenagear minha avó no início de meu primeiro mandato (2013). Que bom que podemos fazer este tipo de tributo às pessoas ainda em vida", considerou.

Segundo o vereador Carvalhinho, a data comemorativa provoca reflexões. "Quando elaboramos esta propositura, pensamos em homenagear a mulher, mas o grande objetivo da data é discutir a condição da mulher em nossa sociedade. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito a ser alcançado em termos de igualdade de direitos para as mulheres. Parabenizo a todas as mulheres presentes e particularmente àquelas que escolhi para receberem o título de honra ao mérito", declarou.

A outra proponente da solenidade, a vereadora Kátia Carvalho, justificou a escolha das três indicadas. "Queria homenagear ainda mais mulheres fortes, que não fogem à luta. Vocês são fortes e guerreiras e não desistem nunca. Com todo o sofrimento e com todas as dores, estávamos lá, buscando nossos direitos, para chegar ao lugar que merecemos", disse ela.

O presidente da Câmara, Adilson Carvalho, declarou-se honrado por presidir a sessão solene e exortou as mulheres a participar mais da vida pública. "Vocês, mulheres, são mais da metade da população do mundo, mas mesmo assim sofrem com o desrespeito, o preconceito e a discriminação. essa injustiça que perdura através dos séculos, mesmo sendo a mulher aquela que é a responsável por carregar dentro de si, durante nove meses, os futuros seres humanos; que é sobrecarregada com a dupla jornada, dentro e fora do lar; que acaba muitas vezes sendo relegada aos serviços domésticos", afirmou. "Espero que não demore muito para que a verdadeira igualdade seja alcançada. É muito injusto que uma mulher receba um salário menor que o de um homem, ao exercer o mesmo cargo em uma empresa. Também quero ver cada vez mais mulheres ocupando cargos públicos, tanto no poder executivo quanto no legislativo, pois constatamos que é cada vez maior o interesse das mulheres pela política. Quanto mais representantes vocês tiverem na vida pública, mais perto da conquista da igualdade vocês estarão, pois certamente haverá muito mais políticas públicas voltadas para o bem-estar feminino".



Short Link: http://migre.me/wg2KN
Facebook


SAPL GITEC Interlegis Portal Modelo
Copyleft © - Câmara Municipal de Jataí

Câmara Municipal de Jataí
Praça da Bandeira, 96 - Centro - Jataí GO
Cep: 75803-900
Fone: (64) 3636-0800

Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação - Câmara Municipal de Jataí - Nossos parceiros