24-11-2017 às 09:05 (81)

Fundação Raízen é homenageada em sessão solene

Instituição que realiza vários trabalhos socioeducativos, profissionalizantes e na área ambiental em Jataí recebeu o título de honra ao mérito, proposto pelo vereador Gildenicio Santos e aprovado por todos os vereadores

Em sessão solene realizada no dia 23 de novembro de 2017, no plenário João Justino de Oliveira, a Fundação Raízen recebeu o título de honra ao mérito. Proposta pelo vereador Gildenicio Santos, a homenagem deve-se aos relevantes serviços prestados por aquela organização não governamental à sociedade jataiense, por meio de seus projetos socioeducativos e profissionalizantes. A proposta foi aprovada por todos os vereadores.

A mesa de trabalhos foi composta pelos vereadores Gildenicio Santos (que presidiu a sessão), Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", João Rosa, Kátia Carvalho e Major Davi Pires, pela coordenadora geral de Projetos Sociais da Fundação Raízen - Núcleo de Jataí, Franciara Maria de Oliveira, pelo gerente agroindustrial da Raízen, Walter Ventura Ferreira Júnior, pelo secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Deiner da Costa Menezes (representando o prefeito Vinícius Luz), e pelo empresário Adelino Gameiro das Neves (representando o Lions Clube de Jataí).

Depois da entrega do título de honra ao mérito à coordenadora Franciara Maria de Oliveira e da apresentação musical de Ana Vitória e Talita, começou a fase de pronunciamentos. O vereador Vereador João Rosa destacou o caráter diferenciado da empresa, que é do ramo de açúcar e etanol. "A Raízen foi a primeira empresa que veio para Jataí não apenas para ganhar, mas para dividir seus lucros, para repassar recursos para entidades beneficentes do nosso município. Estão de parabéns, vocês da Fundação e o vereador Gildenicio Santos pela proposição", disse ele.

Proponente da matéria, o vereador Gildenicio Santos explicou as razões da solenidade. "A grandeza da sessão solene desta noite não está somente na entrega do título de honra ao mérito, mas nas ações e projetos realizados pela Fundação Raízen em nossa cidade. Esta homenagem representa o reconhecimento em relação ao trabalho que vocês executam, que visa a constante melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade. A busca da excelência não deve ser um objetivo, mas sim um hábito. Tenho certeza que é isto que norteia o trabalho de nossa homenageada em Jataí, no Estado e em todo o país".

O vereador Carvalhinho ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos pela entidade. "Agradeço a Deus por estar aqui nesta homenagem à Fundação Raízen, que é de grande relevância para nosso município. A Raízen é a única empresa que faz esse trabalho socioeducativo em Jataí. Agradeço a vocês pelo trabalho e ao vereador Gildenicio pela iniciativa".

Já o vereador Major Davi Pires relembrou o início das atividades da usina e da fundação no município. "É um momento especial. Estou em Jataí desde 1996, estive no lançamento e na inauguração da empresa e da Fundação Raízen. Por isso fiz questão de estar presente a esta solenidade e que esta homenagem possa ser levada no coração de todos aqui presentes nesta noite".

A vereadora Kátia Carvalho destacou o mérito da homenagem: "É uma honra ter vocês tão envolvidos com esse trabalho tão importante. Essa empresa que tanto arrecada para Goiás, todos vocês funcionários, estão de parabéns. Sou fiscal do meio ambiente e desde que comecei na área, há 13 anos, vocês da Raízen estiveram sempre presentes; também no esporte pude verificar a presença de vocês. É uma empresa que faz a diferença onde que que esteja, que não se furta à responsabilidade social e socioambiental, sempre pronta a colaborar com Jataí".

A coordenadora geral de Projetos Sociais da Fundação Raízen, Franciara Maria de Oliveira, falou em nome da instituição. "Sinto-me muito grata e feliz por estar aqui e participar deste momento tão especial. Gostaria de agradecer a palavra de cada um. Vocês são parceiros nos projetos da Fundação e também da empresa. Vocês acreditarem em nossos projetos e no trabalho desta equipe é uma forma de incentivar a todos nós. Quero agradecer a toda nossa equipe, pois, se hoje muitos frutos surgiram para a cidade de Jataí, parte deles é resultado do trabalho dessas pessoas, sem esquecer as entidades que são nossas parceiras no município, cuja comunidade está sempre conosco. Sozinhos não conseguimos caminhar. Juntos sempre somos mais fortes".

HISTÓRICO

A Fundação Raízen foi inaugurada em Jataí no dia 9 de fevereiro de 2012, para atender a comunidade por intermédio de ações e projetos socioeducativos e profissionalizantes na região. Até 2016 foram atendidos 500 alunos na faixa etária de 11 a 17 antos e formados 478 alunos em 24 cursos profissionalizantes. Além disso, foram incluídos 126 jovens no programa Aprendiz da Raízen.

Em relação aos projetos executados, foram beneficiadas cerca de 68 mil pessoas em 72 ações realizadas, envolvendo temas como educação ambiental, cidadania, diversidade, cultura, educação, solidariedade e voluntariado. Tais iniciativas também contemplaram os municípios de Montividiu e Rio Verde.

A instituição acredita que as campanhas internas e ações sociais empreendidas beneficiaram um público de 17,7 mil pessoas, com destaque para os resultados da Campanha do Agasalho e do Natal, com a doação de 21,6 mil peças de roupas arrecadadas, 9,6 mil litros de leite e a adoção de 1,12 mil cartas no Natal.