Acções do Documento
20-10-2017 às 12:40 (58)

Ex-comandante do 41º BIMtz recebe título de cidadão jataiense

O coronel Marcelo Luiz Zeni, que comandou o batalhão do Exército sediado em Jataí em 2015 e 2016, tornou-se cidadão jataiense por meio de projeto de decreto legislativo apresentado pela vereadora Kátia Carvalho e aprovado por todos os vereadores

Compartilhar

Foto: Hélio Domingos

Em sessão solene realizada no dia 19 de outubro de 2017, no plenário João Justino de Oliveira, o coronel Marcelo Luiz Zeni recebeu o título de cidadão jataiense. Comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado de Jataí (41º BIMtz) em 2015 e 2016, o militar do Exército Brasileiro, nascido no Paraná, foi homenageado por iniciativa da vereadora Kátia Carvalho, por meio de projeto aprovado por todos os vereadores, em razão do apoio prestado à comunidade durante seu comando.

A mesa de trabalhos foi composta pela proponente da solenidade, Kátia Carvalho, que presidiu os trabalhos, pelos vereadores Agustinho de Carvalho Filho, o "Carvalhinho", João Rosa, Major Davi Pires, Marcos Antônio, pelo tenente-coronel Paulo Lammardo de Novais, atual comandante do 41º BIMtz), pelo juiz de direito Sérgio Brito Teixeira e Silva, pelo representante do executivo municipal, o secretário Geral de Governo, Eduardo Jailton Paulo Naves, pelo empresário Adelino Gameiro das Neves, representante do Lions Clube, pelo representante do vereador Gildenicio Santos, seu chefe de gabinete, Luiz Carlos Nunes, pelo coronel Marcelo Luiz Zeni e por sua mulher, Marcela Zeni.

Na abertura do espaço reservado aos pronunciamentos, o vereador João Rosa cumprimentou os presentes e a vereadora Kátia Carvalho pela proposição. "Se todos os títulos de cidadão fossem tão merecidos quanto este, estaríamos sempre plenamente satisfeitos. Eles ganharam um título e nós ganhamos um prêmio, pois a dona Marcela mereceu a metade do título somente pela prece de abertura dos nossos trabalhos", disse ele.

O vereador Carvalhinho também ressaltou a trajetória do coronel Zeni e o mérito do evento. "Fico honrado em poder participar desta solenidade para homenagear o senhor. A colega, vereadora Kátia Carvalho, foi muito feliz ao propor este título de cidadão jataiense a este grande oficial do Exército Brasileiro", declarou o parlamentar.

Também egresso do Exército, o vereador Marcos Antônio destacou a aproximação entre os militares e a população. "Não tive a oportunidade de servir com o senhor como comandante, mas estive acompanhando de perto o trabalho do senhor à frente do 41º BIMtz. Quando servi em Jataí, havia uma certa distância entre o Exército e a comunidade, mas isto foi mudando ao longo dos anos. E o senhor foi um dos que mais trabalharam nesse sentido. Eu não poderia deixar de estar presente, primeiro pela pessoa do senhor e também pela instituição. Para encerrar, quero usar uma frase do general Osório, um dos maiores líderes das nossas Forças Armadas: 'É fácil a missão de comandar homens livres; basta mostrar-lhes o caminho do dever'".

O vereador Major Davi Pires relembrou a época em que comandava o 15º Batalhão da Polícia Militar. "Ainda comandava o 15º quando mantivemos contato; tudo que foi solicitado por mim foi atendido; seus eventos, seu comando, suas missões: devido a tudo isso fiz questão de estar presente para vê-lo receber esta homenagem totalmente merecida. Tenho certeza de que esta homenagem é um dos momentos mais importantes em termos de honrarias concedidas pela Câmara desde que aqui cheguei, em 1996", afirmou.

A vereadora Kátia Carvalho, autora do projeto de entrega do título, falou sobre a amizade entre sua família e a do homenageado. "É um momento ímpar; é de coração que falo sobre o senhor, que é filho de um pioneiro do nosso batalhão, o senhor Osmaro. O povo jataiense agradece por todos os relevantes serviços prestados ao nosso município. Por conhecer bem o casal Marcelo e Marcela, posso dizer que são pessoas de bem, pessoas de Deus. Pude ver a vontade do senhor em participar de campanhas, como a do combate à dengue. Todas as instituições beneficentes de Jataí têm a agradecer ao senhor. Desde que comecei a trabalhar com o Rotary ao lado do Exército, principalmente a partir de 2004, teve início essa irmandade com o 41º BIMtz, com os comandantes e suas esposas. Temos de agradecer a Deus, para que ele continue nos enviando pessoas como o senhor, gente de bem, que trabalha em prol do desenvolvimento de Jataí", exortou.

Em sua fala, o coronel Marcelo Luiz Zeni enfatizou o sentimento de gratidão. "Para mim é um dia muito especial. Gostaria muito de agradecer, é uma honra muito grande poder estar de volta a esta cidade abençoada, onde tenho tantos amigos. É uma das mais importantes honrarias da minha vida, da minha carreira. Na casa do povo me sinto muito à vontade para agradecer pela homenagem, especialmente a você, Kátia, e a todos os vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade. Este coração de soldado hoje está muito emocionado. Esta cerimônia me faz viajar no tempo, à época que andava com meu pai na Jataí dos anos 1970, os passeios ao rio Ariranha e a outros pontos. Agradeço aos meus pais por tudo que fizeram por mim. Certamente eles estão orgulhosos por esta honraria. Foi uma experiência maravilhosa voltar a Jataí em 2015 para assumir o melhor batalhão do país. Com meu filho atualmente servindo o mesmo batalhão, completa-se um ciclo que começou com meu pai e depois comigo. Orgulho-me de ser parte desta família que é Jataí, que acolheu com carinho a unidade do Exército, formando uma parceria que tem trazido benefícios maravilhosos para todos nós", disse ele.

HISTÓRICO

Filho de Osmaro Zeni, sargento do Exército, e Marilene Maria Zeni, Marcelo Luiz Zeni nasceu em Curitiba, capital do Paraná, em maio de 1971. Seu pai, pioneiro do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado, viveu com a família em Jataí de 1975 a 1977. O irmão Marcos (capitão) e o filho Guilherme (tenente) também são oficiais do Exército Brasileiro. O filho, inclusive, serve no mesmo batalhão.

A carreira de Marcelo Zeni começou quando ele foi aprovado para o Colégio Militar de Curitiba, onde estudou do 5º ano até o final do ensino médio. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, por meio de concurso, em fevereiro de 1989, tendo sido declarado aspirante a oficial de infantaria em dezembro de 1993.

Para Jataí retornou em 2015. Como comandante do 41º BIMtz, apoiou a sociedade jataiense em várias atividades religiosas, esportivas e cívico-sociais, envolvendo-se em campanhas municipais, colocando o batalhão no combate ao mosquito transmissor da dengue, no apoio a instituições beneficentes e filantrópicas, na arrecadação de alimentos, além do empréstimo das instalações e da área do quartel para atividades culturais, sociais e ambientais de escolas e faculdades de Jataí.

Atualmente, o coronel Marcelo Luiz Zeni desempenha a função de chefe do Estado Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em Marabá, no Estado do Pará.

Facebook


SAPL GITEC Interlegis Portal Modelo
Copyleft © - Câmara Municipal de Jataí

Câmara Municipal de Jataí
Praça da Bandeira, 96 - Centro - Jataí GO
Cep: 75803-900
Fone: (64) 3636-0800

Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação - Câmara Municipal de Jataí - Nossos parceiros